NATAL VERDE: COMO MINIMIZAR O DESPERDÍCIO DE EMBALAGENS DURANTE AS FESTAS DE FIM DE ANO

06 PASSOS PARA MINIMIZAR O DESPERDÍCIO DE EMBALAGENS DURANTE AS FESTAS DE FIM DE ANO.

Toda temporada de festas, os mercados on-line movimentam bilhões de reais sem transações. Mas, como as vendas de comércio eletrônico continuam quebrando recordes, a quantidade de resíduos de embalagens descartados também está aumentando simultaneamente.

Embalagens agora evoluíram para alvos de insatisfação dos consumidores com a quantidade desnecessária de materiais de embalagem utilizados.

Embora o problema não seja algo que possa ser resolvido da noite para o dia, vamos desvendar os melhores métodos para as empresas minimizarem o desperdício em suas embalagens nas festas de final de ano.

1. REPENSAR AS PRÁTICAS ATUAIS DE EMBALAGEM

Um pacote de comércio eletrônico contém cerca de 24% do espaço vazio, que normalmente é preenchido com material de enchimento excessivo.

Uma maneira das empresas reduzirem essa fonte de resíduos de embalagens é repensar e introduzir continuamente práticas de embalagem que sejam viáveis e operacionalmente eficazes.

Algumas empresas estão lançando caixas que utiliza apenas metade do volume de envio e pode ser dobrada em um brinquedo f para sua clientela mais jovem.

2. REDESENHAR SOLUÇÕES DE EMBALAGEM

Com as revelações de unboxing popularizadas pelos influenciadores das mídias sociais, as empresas estão colocando considerações ponderadas nas embalagens para evitar críticas negativas aos clientes.

As empresas também devem aproveitar a oportunidade para pensar fora da caixa, reinventando a embalagem atual e reduzindo materiais desnecessários, mantendo-se alinhados às diretrizes de marketing da marca.

A gigante do comércio eletrônico Amazon, por exemplo, iniciou um movimento com a fabricante de brinquedos Hasbro para projetar a linha de produtos Baby Alive para entregar em sua embalagem original, o que resultou em uma drástica redução de 50% dos materiais utilizados.

3. RECUPERE MATERIAIS DE EMBALAGEM USADOS

Com assinaturas de alimentos e kits de refeições, agora estamos enfrentando outro grande contribuinte para a questão dos resíduos.

Algumas empresas começaram a adotar embalagens reutilizáveis e a iniciar programas de recompensas para incentivar os clientes a devolver as embalagens, que podem ser posteriormente recicladas, recicladas ou reaproveitadas. 

4. SUBSTITUA POR ALTERNATIVAS MAIS EFICAZES

Além de reduzir o uso de papel e plástico para reduzir o impacto ambiental, as empresas também podem optar por materiais biodegradáveis que podem se desintegrar sem produzir produtos químicos nocivos.

As opções populares incluem pelotas de espuma dissolúvel à base de amido ou milho ou recipientes de embalagem feitos de polpa de árvore biodegradável, bambu, cogumelo, alga marinha ou “plástico” feito de cana de açúcar.

A gigante da tecnologia Dell foi pioneira no uso de cogumelos e bambu compostáveis e uma mistura de resíduos agrícolas de cascas de algodão, cascas de arroz ou palha de trigo, no lugar de plástico em suas embalagens.

5. ENTRE EM CONTATO COM OS CLIENTES PARA AUMENTAR OS ESFORÇOS DE RECICLAGEM

Atualmente, as caixas de remessa não retiradas das fitas de rotulagem ou contaminadas com impurezas não são adequadas para reciclagem, resultando em perda de oportunidade de reciclagem.

As empresas podem aproveitar o suporte e o feedback de seus clientes para lidar com a pegada de resíduos como usuários finais. Isso pode ser feito compartilhando informações sobre reciclagem ou reutilização de embalagens usadas e afastando os clientes de uma mentalidade descartável para transformar o setor de comércio eletrônico em um tom de verde mais profundo.

6. REAVALIAR AS ESTRATÉGIAS DA EMPRESA

Enquanto as empresas experimentam as soluções de curto prazo acima, também vale a pena considerar como criar estratégias para políticas verdes de longo prazo no futuro.

As empresas podem investir em tecnologias como uma trituradora de papel de tamanho industrial para reutilizar caixas de papelão velhas em materiais de proteção ou em software como análise de dados para cartonização. Como alternativa, as empresas também podem entrar em contato com fornecedores na consolidação de resíduos ou devoluções para reciclagem.

Por exemplo, a gigante de eletrônicos Apple tem diminuído ativamente sua pegada ambiental com um manifesto  listando ações, incluindo o uso de materiais de origem responsável e a modificação da embalagem de seus produtos.

Embora não haja uma resposta única para enfrentar o dilema atual, manter-se atualizado com as tendências ecológicas e incorporar as melhores práticas garantirão o bem-estar do planeta e ajudarão as empresas a amenizar seu impacto ambiental.

 

 

 

 

NATAL VERDE: COMO MINIMIZAR O DESPERDÍCIO DE EMBALAGENS DURANTE AS FESTAS DE FIM DE ANO